O que as pessoas buscam? E como a terapia pode ajudar? Essas são perguntas frequentes quando tratamos de questões relacionadas à psique humana.
Para ilustrar esse tema, escolhi a música “Tudo o que você podia ser” escrita por Milton Nascimento e Jobim Trio, e está presente no disco Clube da Esquina, de 1972.A canção traz à tona algo que frequentemente ocorre na terapia.
O Que As Pessoas Buscam Na Terapia?
Quando as pessoas me procuram, independentemente do motivo, elas geralmente acreditam que é possível viver de outra maneira. Se há um problema no relacionamento, desejam uma nova forma de se relacionar. Se enfrentam dificuldades no trabalho, buscam uma alternativa de trabalhar. Se têm problemas com dinheiro, querem aprender a economizar.
Mesmo aquelas pessoas que não conseguem expressar claramente o que estão buscando ou como poderiam viver de forma diferente, ainda assim estão buscando uma mudança. Minha experiência clínica me mostrou que, de alguma forma, elas acreditam que a terapia pode ajudar.
Ao longo da terapia, às vezes, os planos mudam...
Quanto a música, bem, confesso que ainda estou arranhando os primeiros acordes no violão, mas, sempre gostei da sequência que diz “Tudo que você queria ser”/ “tudo o que você devia ser”/ “tudo o que você podia ser”/ “tudo o que você consegue ser”.
Veja, analisar uma obra de arte é sempre algo muito íntimo, e diferentes percepções podem estar corretas. Por hora, retomo que na música o refrão é repetido
com uma alteração no verbo, e eu gosto de pensar que não é apenas uma mudança de verbo, mas sim, uma mudança de pensamento.
Indo além, quando escuto a canção, imagino uma espécie de amadurecimento pessoal, no qual a pessoa inicia a sua trajetória compartilhando aquilo que deseja e segue em direção ao entendimento do aquilo que é possível em um determinado momento.
Como A Terapia Pode Ajudar No Amadurecimento Pessoal?
Na clínica, assim como na música, o amadurecimento costuma acompanhar uma mudança de postura, e se as pessoas chegam querendo um relacionamento mais prazeroso ou um trabalho mais interessante, com o aprofundamento do trabalho compreendem que é necessário pensar sobre o que conseguem ser naquele instante.
Essa reflexão me lembra da psicologia humanista-existencial, que acredita que todos têm uma tendência ao crescimento. A terapia colabora para que esse crescimento aconteça da melhor maneira possível, no momento certo. Não se trata de encontrar atalhos para a jornada descrita, mas de conhecer melhor o caminho que está sendo percorrido…
Como Você Tem Percorrido A Sua Trajetória?
As pessoas chegam à terapia desejando existir de uma forma diferente, e a terapia pode ajudar nesse processo de crescimento e realização. Como você tem percorrido a sua trajetória? E como tem lidado com aquilo que deseja?
ps: Obrigado Milton e Jobim trio por esta música.
Fábio Batista É Psicólogo E Professor Universitário.
Gostou do que eu escrevi? Gostaria de agendar uma sessão ou conhecer melhor o meu trabalho? Me escreva.
Continue explorando o nosso blog para se manter atualizado sobre esses e outros temas relevantes. Se você deseja agendar uma consulta ou conhecer mais sobre o meu trabalho, estou à disposição para ajudar. Sinta-se à vontade para entrar em contato pelos seguintes canais: E-mail: contato@fabiobatista.com.br; Instagram.